domingo, 26 de abril de 2020

TPC para 4 de maio: cultura hip-hop

Escolha uma de duas perguntas:

1. Partindo da curta apresentação deste vídeo, discorra sobre a modalidade da cultura hip-hop que mais o(a) atrai (breakdance, graffitti, rap... ou até o vestuário), justificando e oferecendo exemplos.

2. Discuta até que ponto o "sampling" como método de composição e/ou o "rap" como estilo musical desenvolvem uma proposta alternativa de apropriação e afirmação de identidades criativas e culturais.

7 comentários:

  1. 2 - O sampling consiste na reutilização de faixas ou partes musicais para no ambito de criar algo unico em si. Isto é a definição moderna e como o vemos. Sampling sempre existiu como um acto em que músicos "tiram" partes de outros e incorporam noutros estilos. Temos como por exemplo os guitarristas de blues. O Eric Clapton começou a tocar blues a ouvir e a tocar riffs do BB King, e este fez o mesmo com o T-Bone Walker, e assim sucessivamente. Mas todos estes, ao tocarem riffs de outros, conseguiram sempre dar um toque pessoal e característico. Isto não é diferente do sampling actual. O hip-pop começou por utilizar samples de funk e disco, mas em vez de tentar manter o som original destas samples, criar algo completamente novo dentro da realidade dos artistas utilizadores de sampling, visto que usam samples de músicas do ambiente em que estão presentes.
    Também é das formas mais diretas de criar novas identidades e géneros musicais, pelo facto que as pessoas não precisam de ter conhecimento musical extenso para criar algo único.

    ResponderEliminar
  2. A modalidade que mais me atrai no Hip-Hop é o RAP , a sigla significa Rythem and Poetry. A poesia que é cantada no hip-hop tem vários elementos que complementam a história da literatura, normalmente as letras contam uma história que pode ou não ser real mas que se baseia na experiência de vida de quem a escreve, isto trás aos ouvintes que fazem parte de um mundo onde estas histórias lhes são próximas , empatia e reconhecimento, e aos que estão afastados, o conhecimento dessas realidades exteriores a si. Os temas são contados de forma directa e crua com bastante uso do calão e com algumas "inside jokes" ou, como se diz em português "dicas" direccionadas a outros artistas. Teem um papel fundamental na critica á sociedade deixando relatos e apelos da juventude que cresce em bairros mais pobres e onde a maioria dos habitantes são emigrantes ou filhos de emigrantes.
    Existe uma particularidade no RAP que é verdadeiramente engenhosa ,a improvisação, e custuma praticar-se em forma de "batalha" onde dois rappers improvisam rimas um contra o outro , como em qualquer jogo, o melhor ganha a batalha. Neste tipo de interações conseguimos observar como o RAP brinca com a lingua e como são construidas as frases com base nos sons das palavras, no poder de cada silaba e na imaginação dos participantes.
    Vou deixar um exemplo no RAP português que é conhecido por ser sombrio e verdadeiramente cru e que nestes ultimos anos tem vindo a destacar-se na história do Hip Hop , foi convidado a lançar um livro com todas as suas letras escritas até este ano e deixa a prova de que a lirica do RAP conta histórias que devem ficar gravadas na memória da literatura.

    https://luaelectrica.pt/livro-de-allen-halloween-a-publicar-em-inicios-de-dezembro/

    https://www.youtube.com/watch?v=2aiUcyxIvB0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcção : Rhythm and Poetry

      Helena Beatriz Craveiro

      Eliminar
  3. A modalidade da cultura hip-hop que escolhi foi o graffiti. A arte que constitui o graffiti relaciona-se com a arte de expressão partindo da criação de imagens ou palavras que chamam à atenção com as suas cores e composições. Na cultura do hip-hop foi visto pelos “outsiders” como vandalismo, mas o graffiti faz parte da cultura hip-hop e os artistas musicais acabam muitas vezes por se tornaram “graffitists”, ou já o foram. Muitos murais representam situações políticas, expressão pessoal, ou arte ofensiva, sendo que na cultura do hip-hop muitos murais retratam situações típicas da comunidade e a arte do hip-hop (grupos de breakdance, rappers importantes, etc). Na atualidade, apesar de continuar a ser usado fortemente pela comunidade ligada ao hip-hop, o graffiti é utilizado em todo o mundo como uma forma de expressão, como movimento político, para uso publicitário, e até na vertente cultural para enriquecer locais com a sua história. Apesar de ter uma forte presença na cultura popular, existe o grande debate de o graffiti ser vandalismo ou arte, e muitos artistas escolhem ser anónimos pelas leis existentes em muitos países que proíbem a criação de graffiti.

    ResponderEliminar
  4. A modalidade que escolhi foi a do graffitti, especificamente porque, apesar de ter a sua raiz no hip-hop, é algo que faz parte do nosso dia a dia. É impossível ignorar esta maneira de expressão, presente em quase todos os ambientes urbanos, e apesar de com o tempo esta ter vindo a ser cada vez mais socialmente aceite, existem ainda discussões sobre se é valida como arte.
    O hip-hop é fundamentalmente (como mencionado no vídeo) uma maneira de usar os meios disponíveis para criar música, tal como o graffitti, que recorre a marcadores e tintas de sprays como materiais, sendo estes mais fáceis de adquirir pelos artistas. A vida destas pessoas era vastamente diferente dos de mais, e por isso criavam arte que retratasse as suas vivências (o que mostra também a importância da representatividade cultural, que estes grupos não tinham).
    A importância do graffitti provem, a meu ver, da maneira que este tem de realçar a expressão de uma visão artística que nunca é explorada por falta de recursos, e que aqui é acessível a todos gratuitamente.

    ResponderEliminar
  5. O sampling é como o seu nome indica uma amostra de uma música que é reutilizada e reinventada. Se tomarmos este conceito de amostra e o colocarmos num conceito científico, poderíamos seguramente afirmar que um cientista que utiliza-se uma amostra de uma experiência anterior para criar um químico novo não incorreria em qualquer tipo de plágio por isso. O sampling é isso mesmo, uma forma de criar algo novo utilizando algo que já existe.
    Este pode servir também para transmitir uma mensagem ao ouvinte sem que esta esteja explícita na nova música. Ao usar uma sample de uma canção inserida num certo contexto, é expressado um desejo pelo artista de perpetuar a mensagem nela presente.

    ResponderEliminar
  6. Toda a cultura do Hip-Hop, no geral, me atrai. É uma forma de expressão de emoções e sentimentos, de liberdade e, claro, de paixões. De um modo mais pessoal, estou mais ligada à dança, uma vez que sou bailarina há alguns anos. Fui me apaixonando pela cultura à medida que ia conhecendo cada vez mais. Fazer parte de uma cultura não é só dançar, nem rappar, entre outros... Trata-se de um conhecimento e de um estudo sobre o que tudo isto envolve. Há que saber quem foram os grandes pioneiros e as grandes influências espalhadas pelo mundo. Deste modo, preocupo-me bastante em saber quem iniciou determinado estilo ou de onde é que esse mesmo estilo surgiu.
    A cultura do Hip-Hop é super vasta, dado que engloba várias expressões artísticas. Sim, porque são artes e, como tal, merecem ser valorizadas.

    ResponderEliminar