domingo, 19 de abril de 2020

TPC - 21 de Abril: Análise de vídeo "Subterranean Homesick Blues"

Considerando a letra de "Subterranean Homesick Blues" (1965) de Bob Dylan, veja o videoclipe (um dos primeiros do género, produzido para um documentário de D. A. Pennebaker, Don't Look Back em 1967) e produza uma análise tendo em conta parâmetros estudados em aula.
Sugestão: faça pesquisa sobre as referências contextuais.

1 comentário:

  1. O vídeo de ‘Subterranean Homesick Blues’ foi retirado do documentário ‘Don’t Look Back’, que relatava a tour de Bob Dylan pelo Reino Unido, em 1965. Na altura o termo “videoclipe” e a MTV não existiam, mas Dylan tinha a intenção de promover a música através dos vídeos.

    Foi gravado em três versões, em três locais diferentes: num parque, num terraço e, a versão mais oficial e mais conhecida, num beco. Em geral, é um vídeo simples, filmado sem cortes, onde Dylan encara a câmera e segura cartazes de fundo branco com palavras e frases escritas à mão da letra de ‘Subterranean Homesick Blues’.

    Algumas palavras estão intencionalmente mal escritas, como pawking metaws (parking meters), alusão cómica ao seu próprio sotaque; e o trocadilho suckcess (success), que ao meu ver é possivelmente uma crítica com teor sexual ou que o sucesso não é tão bom quanto parece. ‘You’re gonna get hit’ foi substituído por ‘Here they come!’; e ‘Leaders’ aparece com vários pontos de interrogação, o que faz pensar se os governantes são realmente exemplo a seguir. Na altura acontecia a controversa Guerra do Vietname, que durou 20 anos.

    Dylan optou por representar a realidade social em que viviam, a intenção do vídeo era criticar a sociedade em que viviam e subordinar as subculturas com uma wake-up call ao que realmente se passava. A letra da música em si é um protesto contra a corrupção do governo e Dylan era visto por muitos como um líder da contracultura (que ia contra os valores convencionais impostos pela sociedade). Inclusive, no plano de fundo do vídeo aparece o poeta da geração beat Allen Ginsberg, que partilhava dos mesmos ideais.

    ResponderEliminar