Consider Beyoncé's concept album Lemonade and Troy Patterson's article "The Politics of the Hoodie". Write about one of the three topics:
- the role of the "hoodie" in Beyoncé's album
- semiotic interpretation of the video "Formation"
- text-analysis and/or semiotic interpretation of any of the album's themes
- the role of the "hoodie" in Beyoncé's album
- semiotic interpretation of the video "Formation"
- text-analysis and/or semiotic interpretation of any of the album's themes
Ao analisar o conceito do mais recente álbum de estúdio de Beyoncé, Lemonade, e em específico o seu videoclipe para “Formation”, é possível observar uma criança negra em um hoodie, a desarmar uma fileira de polícias com a sua dança; para além disso, a própria Beyoncé aparece também com um hoodie em algumas das imagens promocionais para o albúm.
ResponderEliminarEsta simples peça de roupa simboliza o caso e o espírito de Trayvon Martin, um jovem Afro-Americano de 17 anos morto a tiro por um segurança em Flórida, nos Estados Unidos, e cuja morte e absolvição do seu assassino desencadeou o Black Lives Movement.
O hoodie revela a sua importância no caso devido à sua conotação negativa, especialmente quando associado à comunidade negra, e cuja peça de vestuário Trayvon trazia vestida no momento em que foi alvejado.
Antes de Martin, os hoodies tinham uma associação maioritariamente positiva – eram símbolos de orgulho, com crianças a estamparem o nome da escola ou mascotes dos seus clubes nas camisolas – eram, inevitavelmente, símbolos de moda.
No entanto, já na década de 1970, o hoodie não era visto dessa maneira. Antes de o vestuário de hip hop ser traduzido para a moda convencional, ele era associado, por alguns, a intenções criminosas. Era usado como forma de esconderijo e isolamento, intimidante e sinistro, capaz de criar uma cobertura de anonimato, e assim, muitas das vezes afiliado a atos ilegais.
Contudo, a morte de Trayvon não deixou de ser motivada pelo racismo e discriminação do homicida, Zimmerman, e das ideologias preconceituosas associadas à comunidade negra na América. Assim, como forma de protesto, maioria dos (afro) americanos agarrou na peça de roupa como uma declaração dos seus próprios direitos civis e um símbolo de políticas raciais.
E é isso que Beyoncé tenta simbolizar ao incluir o hoodie na sua própria arte – o fardo de todas as famílias Afro-Americanas que têm de suportar as suposições negativas e preconceituosas de uma sociedade hierarquicamente branca, e como um símbolo da luta constante das injustiças políticas e raciais apresentadas pelo movimento Black Lives Matter.
(fontes: The Lemonade Reader: Beyoncé, Black Feminism and Spirituality, editado por Kinitra D. Brooks, Kameelah L. Martin, secção "Up(braiding) Becky"; e https://www.washingtonpost.com/blogs/blogpost/post/trayvon-martin-million-hoodie-march-a-short-history-of-the-hoodie/2012/03/22/gIQAeGCnTS_blog.html)
"Lemonade" é visto como um álbum controverso, uma vez que Beyoncé, através das letras das canções e dos videoclips, faz diversas afirmações importantes e que são relacionadas com a comunidade afro-americana, envolvendo por isto tópicos como o racismo e injustiças cometidas aos afro-americanos.
ResponderEliminarO hoodie aparece em vários momentos de videoclips de músicas incorporadas no álbum "Lemonade" de Beyoncé.
Em "Pray you catch me", podemos ver a própria cantora vestida com um hoodie preto; em "Formation", temos uma criança afro-americana também vestida com um hoodie preto, e que, através da sua dança, parece sensibilizar os polícias brancos. Em ambos os casos, eles não só usam o hoodie, como também usam o carapuço do mesmo.
Noutro videoclip, Beyoncé inclui a mãe de Trayvon Martin, o jovem rapaz afro-americano Troy Patterson refere no seu artigo, e que vestia um hoodie cizento quando foi morto injustamente por um branco, o que causou revolta na comunidade afro-americana.
Podemos ver que o hoodie não é apresentado por acaso - existe um significado por detrás desta peça de roupa, e ao apresentá-la no seu álbum através do uso de uma criança negra com ele vestido, e até mesmo a própria cantora, Beyoncé alude para uma injustiça racial que parece estar conectada, de certo modo, com o hoodie.
Troy Patterson explica que o hoodie é visto como representante da classe criminal ("the hoodie as a wardrobe staple of the criminal class, and this makes it uniquely convenient as a proxy for racial profiling or any other exercise of enmity"), e que por isso é associado com as comunidades que são vítimas de racismo.
Tendo isto em conta, parece-me que a seguinte frase de Troy Patterson explica na perfeição o significado do hoodie, e que pode ser relacionada com o uso dessa peça de roupa no álbum de Beyoncé: "it mutes identity to signal alliance, not unlike a resistance group’s uniform."
Assim, esta simples peça de roupa é simbólica para a comunidade afro-americana, sendo que simboliza um sentimento que todos partilham, (a injustiça racial) e que por esse motivo os une.
Ao representar o hoodie e o seu simbolismo, podemos considerar que Beyoncé faz um "political statement", mostrando o desagrado de toda a comunidade afro-americana perante as injustiças cometidas por parte dos brancos, mas que apesar disso, continua unida para se fazer ouvir.