sábado, 29 de outubro de 2016

Watchmen: Homework for March 18

Answer either of these questions:

1. In what ways does the opening sequence of Watchmen (cover to p. 6) treat the theme of vigilance / observation, and in what ways does it relate to the detective/crime plot?

2. Comment on one of these characters and on the dark versions of superheroes/ mythological characters they present:





7 comentários:

  1. Podemos afirmar que esta é provavelmente a personagem central de toda a história. Praticamente tudo gira à sua volta em Watchmen, e muitas das cenas mais importantes e tensas de Watchmen contam com a sua presença; uma presença um pouco omnipresente. Edward era robusto e violento, mas um grande lutador e ainda perito em armamento, muitos reconheciam-lhe o titulo de lutador olimpico. Usava um botão/"badge" ao qual podemos chamar "smilley-face" (a 'cara' amarela a sorrir que vemos nas primeiras vinhetas), Watchmen começa com esta smilley face no meio de uma poça de sangue, uma poça do seu sangue que vai marcar o inicio da história e de uma trajectória baseada nesse acontecimento; e este botão é facilmente reconhecido como um relógio que marca uma hora exacta. No entanto, apesar da morte de Edward, este botão continua a aparecer nas vinhetas, mesmo quando Edward não aparece. Este facto não deve ser ignorado, e foi desta maneira que se tornou num grande icone em Watchmen e um dos simbolos mais conhecidos pelos amantes da BD.

    Margarida Marques

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  2. Ao longo de toda a história se faz uso de elementos recorrentes e as personagens, apesar de diversificadas, mostram-se praticamente imutáveis (até o Rorschach, que por ter mantido a sua integridade com tanta convicção, morreu por isso mesmo). Mas o paralelismo que mais me cativou foi o do Dr. Manhattan com o Comediante, pois eles eram completos opostos. Nesta analepse da Guerra no Vietname este paralelismo é fulcral para compreender as suas personagens. Chamaram directamente ao "Doc" de Deus, ou equiparado a Deus, enquanto que o Comediante sempre foi uma presença antagónica, ou até diabólica, no grupo de super-heróis. É curioso, como, na história, foram estas duas personagens enviadas para ajudar os EUA na guerra: Deus e o Diabo. Isto é uma visão globalizada da guerra - que estas duas entidades estão a lutar por prevalência (algo que já ouvi uns quantos veteranos do Vietname dizerem); estas personagens, personificam isso mesmo. É também de se denotar que, o Doc, cada vez mais frio e insensível para com a condição humana, chega-se a sentir um tanto mal por o Comediante balear uma nativa que engravidou. O Comediante, no entanto, está completamente no seu elemento (bem exemplificado nesta tira) ao sorrir com um lança-chamas na mão, no meio das tonalidades infernais de vermelho, laranja e amarelo. Ambos personificam os dois lados da Guerra, esta sendo um tema abordado inúmeras vezes com base nesta bipolarização em cultura norte-americana, e que está perfeitamente representado aqui.

    Bruno Silva

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Walter J. Kovacs, conhecido por Rorschach nasceu em Nova Iorque. A sua mãe, uma prostituta, o seu pai, incógnito- algo que o marca para a vida, uma vez que a sua mãe chega a afirmar que devia ter abortado enquanto estava grávida dele, sendo bastante abusiva para com o filho e, sem pai por perto, torna-se impossível para Rorschach saber como é suposto funcionar uma relação. Estes factores também explicam o porquê do seu comportamento violento e imprevisível enquanto adulto.
    Rorschach é o último “masked vigilante” activo não afiliado ao governo. Conhecido pelo seu fato “home-made”, é completamente devoto à sua identidade secreta, adoptando a sua persona de vigilante como o seu “eu” dominante, deixando de lado a sua verdadeira identidade. Esta é uma personagem que não permite que a sociedade influencie a sua identidade, pelo contrário, ele afirma-se através das suas acções. Estas acções, no entanto, tornam-no numa pessoa temida pelas outras e procurada pela polícia de Nova Iorque. Parece-me que, desta perspectiva, ele foge à noção tradicional de super-herói. Usa violência para combater o crime, chegando mesmo a assassinar pessoas. É uma personagem perturbada e perturbante, ou até mesmo psicótica, é paranoico e apresenta uma percepção distorcida acerca do bem e do mal. No entanto, ele também apresenta algumas qualidades inegáveis: preocupa-se profundamente com os seus amigos (podemos confirmá-lo quando ele fala do “Comedian” ou do “Night Owl” no seu diário, por exemplo); ou até mesmo a sua procura incondicional pela verdade (que, aliás, levou à sua morte).


    Beatriz Ourique

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  5. Rorschach é o gémeo "maligno" do clássico detective americano, possuindo com este vários elementos em comum: a fedora, a gabardine, o diário em que anota o progresso das suas investigações, o anonimato (sendo quase uma não entidade, um "camera eye" para a história até ao momento em que o seu passado trágico nos é revelado), os hábitos noctívagos, etc.
    No entanto, distingue-se deste arquétipo do detective pela sua amoralidade muito mais grave. Rorschach não só persegue e castiga psicopatas, Rorschach é o psicopata, e não hesita em revelar as suas tendências sádicas ou, na melhor das hipóteses, a sua indiferença perante o sofrimento humano.
    É precisamente por causa desta indiferença que Rorschach é "puro" e eficaz: a ele move-o apenas o sentido de justiça.

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  6. Rorschach. Walter Kovak. Filho de uma prostituta, que o abusava fisicamente, e de um pai ausente. O único vigilante que se manteve ativo desde o inicio da sua carreira até ao fim dos seus dias. O seu modus operandi é semelhante a um detetive privado, testemunha tudo o que pode ser considerado importante na sua agenda, desde assaltos na rua até à sua opinião sobre algum acontecimento presente.
    A primeira impressão do personagem leva-nos a relembrar o Batman, o sentido de justiça único e inabalável. A procura da justiça pelos próprios meios e a tentativa de sobreposição da justiça ao correto. Vemos estas duas características tanto no Batman com em Rorschach. Ambos desamparados enquanto crianças, mas com percursos diferentes, mas que o levou a mentalidades semelhantes, fundamentadas na vingança como justificação para a justiça.

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  7. Rorschach, the character through wich we are introduced to Watchmen, is a man who considers his vigilante persona to be his true personality, as oposed to his normal identity of Walter Kovacs. Kovacs' childhood wasn't easy: he had no dad and a prostitute mom who constantly abused him. This lack of stability as a child might have influenced who he became in his later life.
    Rorschach never stopped his vigilante activities up until he died, and before that he adamantly refused to be associated with the government which, combined with his sadistic ways of bringing justice to the world, lead to people fearing him and the police trying to catch him for a long time. His detective-like look and behaviors, like the trenchcoat and the incessant writing in a notepad, might make us associate him to the "good guy" because, after all, he is tryig to accomplish justice but the simple fact that he doen't care about the means he takes to get that justice is what makes him such a complex amoral character.

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