segunda-feira, 24 de outubro de 2016

HW for Oct 26/31 - Art Spiegelman, Maus II (1991)

Reflect on these aspects and comment on one of them:

1. the implications and premises of the implied storyteller

2. Linguistic virtuosity: puns, metaphor and clichés, intertextuality with the discourse(s) of the social sciences, uses of varieties of English (or broken English)

3. Striking effects of anthropomorfization (or animalization)

4. Picture details / "echoes" between sequences of images.


4 comentários:

  1. 4) No que toca aos detalhes imagéticos, existem dois que se destacam: em primeiro lugar, na cena inicial, em que o autor está sentado à secretária a ser questionado, este indivíduo está sentado no cume de um monte de cadáveres putrefactos. Esta simbologia diz-nos que o autor se sente culpado pelo sucesso da sua obra, uma vez que entende que lucrou com as mortes do holocausto ao explorar o potencial narrativo e humano deste terrível acontecimento na sua obra. O autor sente-se culpado pela sua obra, tal como o seu pai se sente culpado por ter sobrevivido a Auschwitz.
    Em segundo lugar, no lado esquerdo da página 152, no terceiro quadrado da direita, o tamanho da personagem que representa o autor diminui drasticamente. Esta diminuição de tamanho diz-nos que o autor se sente assoberbado e atacado por todos estes jornalistas e homens de negócios, sendo o seu sentimento de culpa exacerbado. Esta pequenez continua durante a consulta com o psicólogo - o que faz sentido, tendo em conta que durante esta consulta o autor confessa o quão pequeno o pai sempre o fizera sentir: "and being told that I couldn't do anything as well as he could". É só quando o autor sai da consulta que o seu tamanho começa a aumentar gradualmente (nos três quadrados de baixo do lado esquerdo da página 154), precisamente quando este admite que "these sessions with Pavel somehow make me feel better", tendo novas ideias quanto ao seguimento da sua obra. No entanto, ao ouvir de novo uma entrevista com o seu pai acerca do seu tempo em Auschwitz (no lado direito da página 154), o autor é assolado pelos seus velhos fantasmas e suspira, encontrando-se pequeno uma vez mais. Curiosamente, nas páginas 155 e 156, nos quadrados em que vemos o autor realizar a dita entrevista, o seu tamanho é igual ao do seu pai.

    ResponderEliminar
  2. 3. Art Spiegelman wrote a black-and-white novel about the experiences of his father during the Holocaust. He drew Jews as mice, Nazi as cats and Polish as pigs, using anthropomorphic imagery. By doing this, different opinions may convey, although the most likely assembly is to the “cat chasing the mouse” story; the Nazi “chasing” the Jews. Cats are also portrayed as worshiped animals in many stories and cultures as the Nazi were at the time seen as the major ones. Polish are depicted as pigs as they seem to help Jews, while they do it so for the sake of themselves; thus, they appear as non-integrity and “unclean” (like pigs). Spiegelman might have chosen to use anthropomorphic to highlight the amount of deaths and the suffer caused by the Holocaust, as it is known that animals are killed in a large quantity and in cruel ways. Using the mouse to illustrate the Jews, it can also be relatable to the way that this animal is seen like a pest (almost identical to a dehumanization of Jews) and killed with traps and pesticides, just like the Nazi killed Jews.

    ResponderEliminar
  3. Nesta fotografia, e concentrando-me mais no terceiro ponto, vemos mais uma vez figuras antropomórficas. Acho que é possível dizer que muitos autores "gostavam" de utilizar estas figuras para representar e caricaturar acontecimentos antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Esta imagem em particular refere-se ao livro de Spiegelman. Neste livro, chamado de Maus, Spiegelman fala da experiência do seu pai no Holocausto, que era judeu.Como vemos aqui, os judeus eram representados como ratos, daí o título do livro. E porquê ratos? Porque ratos são um animal fraco, pequeno e fácil de matar. Os Judeus eram então iguais a ratos. Para os Nazis, que no livro são gatos, era necessário caçar estes ratos porque eram uma peste. Portanto, o livro de Spiegelman teve imenso sucesso, não só pelo conteúdo mas também pela maneira que este decidiu representar os vários tipos de pessoas envolventes na história. No entanto, e como esta imagem mostra, o autor de Maus, sente-se culpado e deprimido, pelo livro dele ter tido tanto sucesso, ou seja, o escritor atingiu fama à custa das vidas de milhares de judeus. Mais uma vez, o autor serve-se das figuras antropomórficas para transmitir o seu sentimento porque debaixo dele estão uma série de corpos a apodrecer, sendo estes ratos.

    ResponderEliminar
  4. In the work of Art Spiegelman in Maus, those of Jewish descent are shown as anthropomorphic mice while those who are German (as Nazis) are represented as cats. It's a possible play on the idea that in the natural world, cats hunt and kill mice. So, as it is "natural", the Germans hunt and kill the Jewish. We can say even further that cats normally are represented as regal or pompous creatures. In correlation, we can assume that they can represent the obsession of finding the Superior Race, the Aryan. Mice, on the other hand can be correlated with pests (as the Nazis wanted to exterminate them) and/or as creatures that have great capacity to survive and adapt to any situation. We can see an example on p. 156 on the anthology (p. 3778) in the two middle panels. In the second panel, a man, represented first as a mouse, claims to be German, even having proof that he has medals and his son is a German soldier. In the third panel, the same man is drawn as a cat instead, with darkness covering him up more. In the second speech-bubble in the third panel, it's said "Who knows... It was German prisoners also... But for the Germans this guy was Jewish!". The shadiness of this German might as well be an attempted chance for a Jewish person to survive. No matter what he did, he was still viewed as Jewish, hence the next panel is a representation of a mouse being beat up by a German cat.

    Matilde Gouveia

    ResponderEliminar