terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

HW for March 4

Responda a pelo menos duas das seguintes questões, com exemplos textuais da leitura de The Maltese Falcon, até, no mínimo, ao capítulo 6.

1. Localize e analise excertos (indicando os números de página) que considere ilustrativos do estilo que Raymond Chandler, no ensaio,  "The Simple Art of Murder" (antologia, pp. 98-102) designa por "realista".

2. Comente, com exemplos (com números de página) o uso de estereótipos, tendo em conta as categorias críticas de análise cultural (classe, género, idade, raça, corporeidade, orientações políticas, religiosas, de sexualidade, etc.).

3.  Destaque e comente campos semânticos semelhantes ou antitéticos.



4. Para quem leu o livro anteriormente em português, releve e exemplifique diferenças de tom ou detalhe significativas.

7 comentários:

  1. 1.
    Em "The Maltese Falcon" encontramos vários elementos que ilustram um estilo realista da época (de acordo com o estilo designado "realista" por Raymond Chandler) . Um dos que sobressai durante todo o livro é a forma como o autor tenta criar um efeito de áudio com tudo o que acontece no momento presente, seja um telefone a tocar ou a máquina de escrever de Effie Perine "tappity-tap-tap". Esta é uma forma de criar um ambiete ficcional que procura reproduzir traços de realidade através do som que nos é comum. Um outro exemplo são as descrições das ruas de forma detalhada (e em movimento) e até a inclusão de cartazes de publicidade: "An automobile popped, (..) a billboard that held advertisments of a moving picture and a gasoline across the front of a gap between two store buildings." .
    A sensação de movimento e uma avenida populada inserem no livro uma injecção de realidade no sentido em que transmite o clima que se sente ao estar "só no meio da multidão" fazendo com que nos tornemos observadores daquela realidade.

    2.
    A descrição de Spade, um detective privado.
    "Sam Spade's jaw was long and bony, his chin a jutting v under the more flexible v of his mouth. His nostrils curved back to make another, smaller, v. His yellow grey eyes were horizontal. The v motif was picked up again by thickish brows rising outward from twin creases above hooked nose, and his pale brown hair grew down - from high flat temples - in a point on his forehead. He looked rather pleasantly like a blond satan."
    Podemos considerar Sam Spade um esterótipo do que seria um detective privado da altura. Carrega um tom sério e tem um parceiro mais velho (que provavelmente faz o trabalho "sujo"). Apesar de o narrador tornar difícil de decifrar a verdadeira personalidade de Sam Spade ("...pleasantly like a blond satan.") conseguimos associar que um detective teria o mesmo tipo de atitude perante as situações e expressões faciais idênticas.

    Em segundo exemplo, a secretária de Sam Spade; Effie Perine.
    Podemos considerá-la uma representação de uma secretária comum de alguém sério e importante. É descrita de forma atraente com uma aparência jovial e uma voz subtil. Provavelmente alguém terá um interesse nela durante o livro. "A voice said, 'Thank you,' so softly that only the purest articulation made the words intelligible, and a young woman came through the doorway."

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  2. (Usando como referência as páginas do pdf http://lucite.org/lucite/archive/fiction_-_hammett/dashiell.hammett.-.the.maltese.falcon.pdf )
    While analyzing each chapter from “The Maltese Falcon”, it’s possible to find its connections Raymond Chandler’s “A Simple Art Of Murder (1950)”:

    1) “(…) the people as a rule, just wear clothes and drink (...)”

    “Spade brought two wine-glasses in from the kitchen, filled them and his own with Bacardi, gave one to each of his visitors, and sat down with his on the side of the bed.” (p.9, ch.II)

    2) “these are the flustered old ladies”

    “The embarrassment that had gradually been driven away by Spade's ingratiating smiles and nods and assurances was pinkening her (Miss Wonderly’s) face again. She looked at the bag in her lap and picked nervously at it with a gloved finger.” (p.4, ch.I)

    3) “same moody silence”

    “She looked at him with frightened eyes and shook her head in silence. Her face was haggard and pitifully stubborn.” (p.20, ch.IV)

    4) “Hammett gave murder back to the kind of people that commit it for reasons, not just to provide a corpse”

    « “You're a detective, darling, but"--he shook his head--"she didn't kill him." Effie Perine snatched her hand away. "That louse wants to marry you, Sam." » (p.14, ch.III)

    5) “no one concerns himself with who killed Spencer’s partner, Archer, because the reader is kept thinking about something else”

    ex: the introduction of the Black Bird’s storyline on chapter IV

    2.
    1) Samuel Spade represents the epitome of manliness and masculinity - he’s desired by multiple women (Iva Archer, with whom he has an affair with; Effie Perine, his companion, etc), while also being emotionally detached from them:

    ("Are you going to marry Iva?" she asked, looking down at his pale brown hair.
    "Don't be silly," he muttered. The unlighted cigarette bobbed up and down with the movement of his lips.
    "She doesn't think it's silly. Why should she--the way you've played around with her?")( p.14 ch.III)

    Furthermore, no man is a challenge for him in a fight, usually not carrying a gun as a sign of confidence in his ability to defend himself (chapter II). He also shows his strength by disarming himself from Cairo on chapter V.

    2) On the other hand, Cairo is described as effeminate and even called “queer” when first introduced on chapter IV, and described as “small-boned dark man of medium height. His hair was black an smooth and very glossy. His features were Levantine.” (p.22)

    3) Lastly, Brigid is the stereotypical “femme fatale,” seducing Spade on chapter VI while trying to use sex as a currency to pay him for his services when her innocent, helpless “lady in distress” role stopped working.

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  3. Os capítulos e páginas abaixo apresentados e discutidos são relativos à seguinte edição de "The Maltese Falcon", por Dashiell Hammet: http://lucite.org/lucite/archive/fiction__hammett/dashiell.hammett.-.the.maltese.falcon.pdf


    2.
    - Miss Wonderly/Leblanc/Brigid O'Shaughnessy é descrita como a mulher jovem comum e desejada (alta, magra, olhos claros e supostamente inocentes, pernas longas/compridas, voz suave e calma): "A voice said, "Thank you," so softly that only the purest articulation made the words intelligible, and a young woman came through the doorway. She advanced slowly, with tentative steps, looking at Spade with cobalt-blue eyes that were both shy and probing. She was tall and pliantly slender, without angularity anywhere. Her body was erect and high-breasted, her legs long, her hands and feet narrow." - Capítulo I, página 2.

    - Outro exemplo de estereótipo feminino é apresentado no Capítulo IV, página 18, quando Brigid O'Shaughnessy quase que implora a Samuel Spade que a salve - "I want you to save me from-from it all" -, o que evidencia a dependência de uma mulher em apuros por um homem heróico capaz de a salvar dos sarilhos em que está envolvida, o que sugere não só esta dependência, mas também o uso de emoções por parte da mulher para tentar persuadir e convencer o homem através do apelo à fraqueza da mulher ("...thin tremulous voice").

    - Ainda relacionado com Brigid O'Saughnessy, no Capítulo V, página 31, esta tenta seduzir Samuel Spade com o seu corpo, isto é, quando ela percebe que não tem outras possibilidades de pagar os serviços e lealdade de Spade, O'Shaugnessy oferece o seu corpo como pagamento, ("Can I buy you with my body?").

    - Durante o primeiro encontro com Miss Wonderly, Miles Archer parece ficar fascinado com a sua aparência e apresenta atitudes típicas de um homem que objetifica a figura feminina ("His little brown eyes ran their bold appraising gaze from her lowered face to her feet and up to her face again. Then he looked at Spade and made a silent whistling mouth of appreciation.") - Capítulo I, página 2

    - No Capítulo II, página 7, é apresentando o estereótipo do típico polícia ("A uniformed policemen chewing gum..."), sendo que é quase esperado ver um polícia ou a mascar pastilha, ou a comer um donut, por exemplo, pois estes transmitem a impressão de que não têm muito que trabalhar e que não são muito profissionais, devido ao facto que se apresentam descontraídos e informais quando deveriam ser figuras de autoridade.

    3.
    Campos semânticos semelhantes:
    Capítulo I, página 2 - Devido à descrição da fisionomia de Samuel Spade, é possível encontrar um campo semântico de corpo ("jaw", "chin", "nostrils", "eyes", "brows", "nose", "hair", "forehead"). Logo a seguir, Effie Perine também é descrita fisicamente, e podemos encontrar também um campo semântico (o todo é o corpo humano, e as partes são "eyes", "face", "lanky").

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  4. QUESTÃO 1

    No texto “The Simple Art of Murder”, Chandler elogia o texto de Hammett for o considerar realista. Para Chandler, o que diferencia Hammett dos autores que vieram antes dele é que ele tinha experiência em primeira mão e sabia do que estava falando quando escrevia. Hammett não criava uma história ao redor das pistas, mas colocava as pistas dentro de uma história. Ele não se esquecia de que o assassinato, tema comum a maior parte das histórias de detetives, é um ato violento e cruel e cometido por um motivo; que a vida pode ser usada como moeda de troca; que as pessoas que cometem crimes muitas vezes passam a imagem de serem boas; que os poderosos podem ser criminosos; que testemunhas nem sempre se apresentam. Hammett sabia criar personagens multifacetados e histórias com vários motivos e movimentos, escrever diálogos inteligentes e utilizando a linguagem de senso comum. Chandler também menciona a importância da criação de ambientes e atmosferas verossímeis e do trabalho ter autoconsciência - isto é, da história procurar retratar ações e consequências próximas da realidade, mesmo que sejam histórias fictícias. Por fim, Chandler menciona que é fundamental que os romances policiais, apesar de tratarem de temas sombrios e violentos, devem ter um elemento de redenção no protagonista - o detetive deve ser o herói. Ainda que inserido no meio de atividades grotescas, violentas, corruptas, criminosas, ele mesmo é valente, solitário, inteligente, incomum, honrado, consciente e orgulhoso, tem um senso de aventura e sente nojo do tipo de atividade com que convive, mas não se deixa abalar por isso.

    Algumas dessas qualidades mencionadas no texto Chandler presentes em “The Maltese Falcon” estão presentes em:

    Great dialogue - 
“He rose and turned his head over his shoulder to address the stenographer: ‘Getting this alright, son? Or am I going too fast for you?’” - p. 145

“‘…I haven’t got enough to think about: now I’ve got to remember to be polite to you. (…)’” - p.112

“‘… Will you get the bundle and bring it to me - p.d.q?” - P. 196

    Complex, aware characters and main character as a redemption- 
Dialogue between Spade and Bridget - pages 209 to 211 (starts before 209 but as an example, this excerpt works)

    Atmosphere and ambience - 
Spade’s search of Bridget’s apartment - pp. 87-88

    Violence - 
Captain Jacobi’s death - p. 153 - “…liquid bubbling came up in his throat and submerged whatever else he said.” + “… the man’s mouth opened and a little blood spurted out, …”

    Shady powerful people - 
“‘Bryan is like most district attorneys. He’s more interested in how his record will look on paper than anything else. He’d rather drop a doubtful case than try it and have it go against him. I don’t know that he ever deliberately framed anybody he believed innocent, but I can’t imagine him letting himself believe them innocent if he could scrape up, or twist into shape, proof of their guilt. To be sure of convincing one man he’ll let half a dozen equally guilty accomplices go free - if trying to convict thermal might confuse his case. (…)’” - p. 176

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  5. QUESTÃO 2

    O uso de estereótipos é claramente perceptível ao longo do livro. Bridget, por exemplo, começa a história como a boa moça, a donzela em perigo pedindo a ajuda de um homem que a salve. Por fim, ela revela ser uma femme fatale que seduz vários homens em benefício próprio. 
 A representação do vilão, Mr. Gutman, também é repleta de estereótipos de classe e corporeidade. O fato dele ser gordo é usado para dar-lhe mais imponência física e ilustrar seu poder como o mandante/chefe dos demais criminosos. Além disso, Hammett usa clichés como o gosto pelo whiskey e por charutos como forma de elucidar sobre o fato dele ser rico. (p. 101)
 Estereótipos relativos a sexualidade são utilizados em relação ao personagem Joel Cairo. Ao longo do livro (e especialmente nos capítulos 18 e 19), ele é descrito como afeminado, chorão, inábil numa briga, não consegue manter a calma em situações de estresse, etc. Tudo isso para aludir ao fato dele ser gay, como fica demonstrado no capítulo 18 através de seu comportamento com Wilmer e algumas falas de Spade.

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  6. 1.
    A personagem principal (Samuel Spade) é um ótimo exemplo do herói realista descrito por Raymond Chandler em "The Simple Art of Murder", pois é, tal como Raymond diz, «a common man and yet an unusual man» (pg.101 antologia), com quem o leitor pode estabelecer alguma semelhança, mas ao mesmo tempo admirar. A sua maneira de falar e agir corresponde às espetativas daquilo que é um detetive em americano no seu tempo: Spade é um pouco cínico, caracterizado como «Blond Satan», o que já nos dá algumas pistas acerca do seu carácter. Isto é, o detetive tem tanto de bom como de não tão bom, por isso é que é uma figura com quem se pode identificar. Exemplo disto é quando leva (quase todo) o dinheiro de Brigid O’Shaughnessy (páginas 37-38) em troca dos seus serviços (os «five hundred dollars» que lhe restavam). Claro que um típico herói nunca se aproveitaria assim de uma mulher em apuros, mas este herói sim, pois conhece o duro mundo lá fora.
    Outro aspeto que demonstra o lado “realista” que Chandler descreve, é a presença de violência crua na história. Violência esta que não necessita exatamente de justificação plausível. Quando Spade enfrenta Cairo no seu escritório, acaba por lhe colocar inconsciente apesar de o último golpe já não ser necessário (página 44). Este tipo de violência espelha também a natureza humana, que quando exposta à realidade do mundo, age «with a sharp, aggressive attitude to life» (Chandler, antologia, pg. 100).



    2.
    O papel da mulher e do homem nesta obra é um dos estereótipos aqui presentes. Primeiramente, o aparecimento da ‘femme fatale’, isto é, a mulher atraente que faz parte da ação, aparece como donzela em apuros e é imediatamente objeto de desejo. A Effie, por outro lado, é atribuído quase um papel maternal, visto que é aquela que zela pelo bem-estar de Spade e o ajuda quando necessita. E a viúva Archer, que representa o papel de amante infiel, muito influenciada pelas emoções.
    Já Spade é considerado o exemplo de masculinidade, tanto através da descrição física (pg. 1 primeiro parágrafo), que sugere um ideal de beleza masculina e resistência física («He was quite six feet tal. The steep round rounded slope of his shoulders made his body seem almost conical – no broader that it was thick» pg.2), como também pela sua forma de agir, muito desconectada de emoções (sendo estas mais atribuídas à mulher), e apta para situações em que força e agilidade são requeridas, como podemos observar no ‘duelo’ com Cairo. Para além disso, sabemos ser este um homem considerado atraente entre as mulheres, o que acentua a ideia de que a personagem principal é o detetive másculo capaz de enfrentar tudo e todos e desejado pelas senhoras.

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  7. 1.
    Tentando subverter o género de história de detetives, muitas vezes caracterizado como uma abordagem fantasiosa da estética da história, o estilo de Hammett em The Maltese Falcon coloca o leitor num ambiente “realista”, deixando a ação de se passar em mansões luxosas ou cenários exóticos estrangeiros, para coloca-la em uma que podia ser qualquer rua de São Francisco. Imortalizando o estilo Noir daí em diante, os excertos “San Francisco’s night-fog, thin, clammy, and penetrant, blurred the street” (Pág. 10) e “Not far from the tunnel’s mouth a man was hunkered in his heels before a billboard that held advertisements of a moving picture and a gasoline across the front gap between two store-buildings” (Pág. 10) são exemplos perfeitos, mostrando um cenário muito mais real que os anteriores romances de detetives. Outro exemplo do “realismo” que se pode notar é na “real” natureza de um detetive privado. No excerto “‘(…) I’d be – I’d expect to be charged more of course.’ She opened her handbag with nerveus fingers and put two hundred-dollar bills on Spade’s desk” (Pág. 7) vemos um detetive privado, cobrando pelos seus serviços, como assim devia ser esperado de qualquer profissional.
    2.
    Um dos aspetos que recorre ao uso de estereótipos é o da caracterização de Brigid O’Shaughnessy, que se faz utilizar de dois estereótipos. O de femme fatale e o da “típica mulher dos anos 30”. Com um aspeto idealizado de cabelos ruivos, boa constituição física e olhos azuis profundos (Pág. 2 e 3), O’Shaughnessy representa a aparência de uma femme fatale sedutora e assertiva que tanto seduz Sam Spade como o seu parceiro Miles Archer. O’Shaughnessy é a principal personagem feminina da história, o pensamento de estereótipo tem de lhe atribuir as melhores características físicas. Hammett volta a fazer uso do estereótipo, mas desta vez subvertendo o género da femme fatale. Quando Spade confronta O’Shaughnessy com a mentira do primeiro capítulo, O’Shaughnessy assume o estereotipo da “típica mulher dos anos 30”. É utilizado a expressão entre aspas porque “típica mulher dos anos 30” é o estereótipo da natureza da mulher até então. Caindo de joelhos, chorando e entrando num estado quase de histeria (pág. 33), O’Shaughnessy sacrifica a sua dignidade e natureza de femme fatale para assumir uma atitude passiva.

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