Tendo em conta
todos os elementos de análise de imagem e possíveis relações textuais, escolha uma das seguintes imagens para analisar:
1. Harry Clarke, ilustração de 1923 para "The Man of the Crowd"
2. Buffalo Bill e Sitting Bull - imagem promocional para Wild West Show, 1885
Análise de imagem 1:
ResponderEliminar• Tipo de imagem: figurativa
• Elementos sensoriais: maioritariamente tons de castanho, vermelho e amarelo; transmite terror, sujidade e decadência.
• Elementos estruturais: o que está à direita é mais aterrorizante que o que está à esquerda; o que está acima é mais limpo e pacífico do que o que está abaixo.
• Elementos dinâmicos: no lado direito da imagem, está presente a figura de um homem, de frente, inclinado para a esquerda, de aspeto velho, com grandes e finos dedos (e unhas), com uma adaga na sua cintura, de aspeto aterrador; no lado esquerdo, um corpo de cor verde no chão, possivelmente sem cabeça, duas pessoas agarradas uma à outra (o de chapéu olha na direção de quem observa a imagem, enquanto que o outro, que tem uma perna amputada, observa o homem de capa) e ainda 3 pessoas juntas.
• Elementos emergentes: o olhar dirige-se para o homem de capa preta e remete para a sua monstruosidade e aberração.
Relação textual:
•"The Man of the Crowd" é uma “short story” escrita por Edgar Allan Poe no ano de 1840.
• Na história, um narrador desconhecido acompanha um “decrepit old man, some sixty-five or seventy years of age” através da lotada cidade de Londres.
•Henry Clarke criou esta imagem para servir de ilustração ao conto de Poe numa edição londrina de 1923.
• A impressão malvada que o homem transmite possivelmente provém da adaga que está debaixo do seu manto preto e dos corpos espalhados à sua volta no chão.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAnálise da imagem “The man of the crowd”
ResponderEliminarTipo de imagem: Figurativa sendo que ilustra a short story ”The Man of the crowd” de Allan Poe.
1.Elementos Sensoriais:
Cor: Grande uso de tons acastanhados que realçam o cenário deplorável e sujo. As personagens são representadas com cores mais destintas de forma a focar nas mesmas, como por exemplo a capa escura do homem e a cor fluorescente do corpo nu no chão.
Textura: A textura é principalmente visível na roupa enrugada, na pele e no cabelo das personagens.
2.Elementos Estruturais:
Eixo: Ao dividir a imagem em quatro é possível observar que mais acima está o cenário, o ideal, enquanto que mais abaixo está o real, um corpo nu e decapitado. O que está à esquerda é diferente do que está à direita, sendo que no lado esquerdo está representado o boémio e a prostituição, e do lado direito um homem misterioso, de capa preta, com ar maquiavélico e de superioridade.
Perspetiva: Nesta imagem há um grande sentido de profundidade e tridimensionalidade, sendo que o homem aparece em foreground, as outras personagens em middle ground e os edifícios em background. A imagem encontra-se ao nível do olhar, no entanto está distanciada do público no sentido em que quase todas as figuras desviam o olhar.
3.Elementos Dinâmicos:
Orientação da figura: As figuras em middle-ground estão muito distanciadas da audiência através da linguagem corporal. Por exemplo: uma mulher olha para cima com ar de superioridade e outra para baixo, triste. A figura do homem está com o corpo contorcido, com uma postura de controlo e de mistério. O corpo sem cabeça é o único que se encontra de frente para o público, como se estivesse a seduzir a audiência.
Olhar: Apenas uma figura olha para a audiência, as restantes desviam o olhar. Alguns olham para cima, outros para baixo e outros para o lado, como a pessoa do lado esquerdo que aparenta olhar para o homem da direita, porém não se sabe para onde este está a olhar.
3.Elementos Emergentes: O olhar vai para o homem da direita, alto, esguio e com pouco cabelo, uma vez que este usa uma roupa que o distingue dos restantes o que remete para o terror e monstruosidade do mesmo.
Análise da imagem 2
ResponderEliminarTipo de imagem - real (representa uma situação e pessoas reais).
Elementos sensoriais - a imagem é apresentada a preto e branco, talvez porque na altura em que a fotografia foi tirada, (1885) não existiam fotos com cores permanentes.
Elementos estruturais - o que está à direita é diferente do que está à esquerda, uma vez que a imagem apresenta dois homens totalmente diferentes (o que é apresentado à direita aparenta ser um soldado, enquanto que o que se situa à esquerda da imagem aparenta ser um indiano/nativo).
Elementos dinâmicos - o homem apresentado à direita parece apontar para algo/alguém, chamando a atenção do homem situado à esquerda para isso mesmo; o homem da direita é o oposto do homem situado à esquerda, o que é possível compreender pelas diferentes posturas, roupas, feições dos dois; além disso, nenhum dos homens olha diretamente para o espetador nem olham um para o outro; os seus olhares dirigem-se para algo que não é possível ver nesta imagem, o que sugere que há mais algo/alguém no sítio onde estão.
Elementos emergentes: o olhar do espetador dirige-se facilmente para os dois homens e atenta nas diferenças entre ambos.
O espetador consegue perceber pela informação dada, que a imagem é na verdade uma imagem promocional para o Wild West Show (1885).
Análise da imagem 1
ResponderEliminarTipo de imagem: Figurativa e de ilustração
Elementos sensoriais: Predominância de tons neutros (castanhos)- que servem para demonstrar o estado imundo de Londres- com realces de vermelho e amarelo. As personagens são pintadas com cores mais carregadas para se dar destaque às mesmas.
Elementos sensoriais: Diferença entre a parte superior e inferior da imagem- a parte superior é mais "serena", enquanto que a parte inferior nos mostra o deplorável- corpo nu decapitado. Lado esquerdo- o estilo de vida boémio, a prostituição; Lado direito- Presença de figura masculina, com ar assustador, de capa negra, com dedos finos e longos e com uma adaga à sua cintura- figura que atrai de imediato a atenção do observador da imagem.
Perspectiva: Olhar das personagens não é dirigido ao público.
"The Man of the Crowd" é também o título de uma história de Edgar Allan Poe, esta imagem, criada por Henry Clarke serve de ilustração a esta história numa edição posterior à sua publicação.
A pintura figurativa de Harry Clark ‘’The Man of The Crowd’’ faz uso de cores predominantemente na área dos castanhos e neutros, cores estas que não têm brilho e estão meio esbatidas na parte superior da pintura. Na parte inferior, as cores parecem ganhar um pouco mais de força e facilmente consegue-se ver uns tons de azul e vermelho. Este ênfase nas cores que estão na parte inferior do quadro parece que puxam o olhar do ‘’leitor’’ para a cena da rua, para baixo; de certa forma, conferem peso e gravidade à imagem. As cores pardas dos edifícios mostram que estes estão sujos e não são bem conservados. Outro pormenor interessante é a qualidade sensorial dada à textura, em específico, às ervas que crescem entre as rachas dos edifícios, mais uma vez, dando a ideia de uma zona da cidade pobre, mal tratada e suja. A luz incide sobre as personagens de modo mais ou menos equivalente, até as que se encontram em segundo plano. É difícil encontrar sombras. Isto é curioso porque à primeira vista parece que as três personagens no primeiro plano do quadro agem de forma suspeita, tentando esconder-se com as suas capas pretas. No entanto, estão claramente à vista de todos e bem iluminadas.
ResponderEliminarAdicionalmente, pode-se ver que a pintura está visualmente dividida ao meio pelas vigas de madeira das portas e pela viga entre os edifícios. A parte superior e inferior são de certa forma dissonantes. Acima das vigas vê-se roupa limpa estendida e parte do céu. No entanto, as cores estão esbatidas como se o plano superior, que representa o ideal, não seja real. A parte inferior com cores mais carregadas e que representa uma cena de vícios e crime é a realidade. Quase todas as personagens têm o corpo virado para o ‘’espectador’’, mas a olhar para o lado ou para outra pessoa ou para cima, conferindo ao ‘’espectador’’ quase que uma posição de voyeur, mas também de impessoalidade. No entanto, a personagem que está de costas voltadas olha directamente para o ‘’espectador’’ reconhecendo a sua presença e deixando-o desconfortável como se estivesse a ver algo que não devia. A imagem está carregada de estímulos dando uma sensação opressiva e caótica. Há apenas um corpo na horizontal deitado no chão. Este é o corpo de uma mulher assassinada por decapitação (pelo que dá a entender). O corpo, que é um pouco desproporcional, está no meio da rua, nu e ocupa bastante espaço, mas é ignorado por todos.
O ponto focal é o homem de capa preta virado para o ‘’leitor’’, mas que olha para trás, para fora do quadro, o que leva quem vê o quadro a indagar o que se encontra escondido para além do que se consegue ver.
Análise da imagem 2
ResponderEliminarTipo de imagem: Real por se tratar de uma fotografia tirada em 1885 a pessoas reais com objetivo promocional para o Wild West Show.
Elementos sensoriais: Tons a preto e branco com textura suave que remetem para o antigo e o passado.
Elementos estruturais: O que está representado no lado direito não corresponde ao que está representado no lado esquerdo. À direita está representado um homem caucasiano com vestes de militar/soldado. Enquanto que, à esquerda está representado um homem com descendência indígena e vestido com trajes correspondentes à sua cultura. As figuras parecem ter uma ligação por segurarem a mesma arma centrada na parte de baixo da imagem. O que está em baixo não reproduz o que está mais acima. Na parte de baixo da imagem é possível observar que o calçado dos dois homens pisa uma superfície que aparenta possuir relva, terra e talvez alguns fragmentos de madeira vinda das árvores atrás dos homens. Estes elementos remetem para uma floresta. Na parte de cima da imagem (além dos homens) está representado o céu juntamente com uma árvore localizada na direita com pouca folhagem.
Elementos dinâmicos: Ambas as figuras estão ligeiramente voltadas para a direita provavelmente por o homem da direita apontar para esse lado e para algo que o espectador não consegue ver. Isso chamou a atenção do indígena, que desloca o seu olhar para onde foi apontado, tal como o outro homem.
Elementos emergentes: O olhar vai para os dois homens devido às suas diferenças bastante visíveis no vestuário e às diferentes etnias mas mais precisamente para o rosto do militar e para a sua mão a apontar para algo que não é possível visualizar na imagem, o que desperta uma certa curiosidade e mistério no espectador.
A fotografia usada como imagem promocional do Wild West Show mostra dois homens lado a lado na natureza. Em primeiro lugar, é de notar que a fotografia é a preto e branco, concedendo à imagem uma sensação do clássico, de algo histórico. No entanto, o facto das cores serem tão minimalistas retira um pouco de riqueza e vida à foto. Por outro lado, o preto e o branco são cores que revelam bem contrastes, permitem que se veja nitidamente onde cai a luz e uniformizam a imagem. Assim sendo, pode-se observar que o foco principal da luz é na parte superior (tronco, braços e cabeça) do homem que está à direita - caucasiano. Como o foco de luz incide directamente sobre este homem, ele tem algum brilho, especificamente os seus olhos e as suas calças, o que acaba por comandar a atenção de quem olha para esta fotografia. A textura também tem um papel fundamental. As calças da personagem da direita são de pele que reflete a luz. A pele das suas mãos refletem também imensa luz, quase que obrigando o olhar do ‘’espectador’’ a cair sobre elas. Já a indumentária do homem da esquerda - indígena -, tem texturas bastante diferentes. Este não usa tecidos que tendem a refletir a luz da mesma forma que o homem da direita. Contudo, ele usa um chapéu de penas que reflete tanto a luz que estas acabam por não se conseguir diferenciar. A roupa do homem da esquerda revela uma ligação maior com a natureza e com o mundo que o rodeia, ao contrário do homem que está à esquerda, o que nos leva a inferir algumas crenças e alguns valores dos homens representados na fotografia, não apenas a nível individual, mas de um todo. A riqueza de texturas diferentes e o contraste acentuado entre luzes e sombras contribui para o efeito realista e nítido da fotografia.
ResponderEliminarAssumindo que a parte superior representa o ideal, a parte inferior a realidade, a parte esquerda da foto o velho ou conhecido e a parte da direita o novo, a análise desta foto torna-se bastante curiosa. Do lado esquerdo, tem-se o indígena que representa o povo original e nativo, os velhos costumes e valores. Do lado direito, tem-se o homem caucasiano, que chegou recentemente com novos valores e ideais pronto a conquistar este novo mundo. No patamar do ideal é de destacar a parte superior dos corpos dos dois homens. Pode-se supor que neste caso o ideal está na cabeça de cada um deles e que este mundo perfeito é diferente para cada um. Na parte inferior da fotografia encontra-se, obviamente, o resto corpo. Todavia, note-se que só se vê os pés do homem caucasiano. Os pés do homem da esquerda, o nativo daquela terra, não se consegue ver; estão escondidos como se estivessem a ser enterrados. No meio, temos uma arma segurada pelo indígena, porém o homem da direita inicia contacto pondo a sua mão por cima numa demonstração de controlo e poder. Quanto à disposição dos corpos, o homem caucasiano está totalmente virado para frente a apontar para algo. O homem indígena, ligeiramente virado para ele, está a seguir com o olhar para onde outro está a indicar. Mais, os seus braços estão junto ao corpo e à frente numa demonstração de subserviência. Esta fotografia mostra de forma algo subtil as diferenças entre os dois homens representados na foto.
Na ilustração, de 1923, para "The Man of the Crowd", elaborada por Harry Clarke, há uma predominância de cores quentes (castanhos e vermelhos), embora existam alguns pormenores em azul. Os tons no topo da imagem estão um pouco mais claros, mas tornam-se mais fortes na parte inferior da mesma.
ResponderEliminarEsta obra é uma representação de personagens que aparentam ser figuras quase deformadas. Como tal, duas delas são os principais focos, nomeadamente a figura feminina desfigurada que se encontra no chão e a figura masculina no lado direito, pois são realçadas através dos tons mais escuros e possuem características que transmitem alguma estranheza. Todavia, a representação do nu também assume destaque na mulher que está num segundo plano, do lado esquerdo.
A obra apresenta uma noção de profundidade ao apresentar 3 diferentes planos: primeiro plano composto por quatro figuras (silhueta feminina no chão, homem de capa preta e as duas figuras do lado esquerdo), segundo plano composto pelas três figuras que se encontram à janela ou numa casa, do lado esquerdo, e, por fim, num terceiro plano as casas de tons esbatidos.