domingo, 13 de dezembro de 2015

Post de Cátia Ferreira sobre aula com convidada Ana Rita Martins (26 de Novembro)

No dia 30 de Novembro tivemos presente na aula a professora Ana Rita Martins. Esta aula foi dedicada à banda desenhada, mais precisamente ao Batman, pois estamos a estudar The Dark Knight Returns de Frank Miller.

Apesar de gostar de banda desenhada, não sou uma leitora ávida. Sigo, maioritariamente, as personagens e as histórias de banda desenhada, como o Batman, Superman, Captain America, pelas suas adaptações cinematográficas e séries de televisão. Referiu-se antes de mais e o início da banda desenhada nos EUA, onde apareceu Batman em 1939, e depois a fase “Dark Age”, sobre a qual não estava familiarizada. Quando se entrou no mundo do Batman, para além de se falar deste, não podia faltar abordar a sua cidade, Gotham. Explorámos a cidade e o que significa para Batman, questionando qual dos dois constrói o outro, e ainda, por curiosidade, conseguimos ver o quão perto Batman (Gotham) e Superman (Metropolis) vivem. Arkham Asylum faz parte de Gotham, e é nesta instituição que estão internados os vilões de Gotham como o muito conhecido Joker e Twoface. Como estávamos no início do estudo da banda desenhada de Frank Miller, esta não foi muito aprofundada, mas foram feitas algumas alusões e comentários. Para acabar, a professora Ana Rita fez a ligação entre o mundo da banda desenhada com o mundo do cinema, dando exemplos de adaptações de filmes de Batman como os de Tim Burton e a trilogia de Christopher Nolan, comparando as representações de ambos, não só um com o outro, mas também em relação à banda desenhada.


De todas as aulas em que recebemos convidados, pessoalmente, esta foi uma das que mais gostei, não só por ser um tema que me agrada, mas porque gostei muito daquilo que a professora falou e da forma cativante como se expressou e explicou este mundo e esta personagem. Acho que essa forma cativante foi sentida pela maioria dos alunos, pois houve uma grande participação e possibilidade de haver, de certa forma, um pequeno debate entre estes. Esta participação foi possível também pelas perguntas interessantes colocadas pela professora como “O que torna uma pessoa um super-herói?”. Apesar de grande parte das coisas abordadas na aula já serem do meu conhecimento, houve algumas que me permitiram alargar o meu conhecimento e entender não só o mundo das comics mas também de Batman.

1 comentário:

  1. Concordo com o que foi dito: para mim foi uma aula interessantíssima, pois o tema também me agrada bastante.
    Penso que a professora conseguiu cativar o interesse dos alunos, já que os super-heróis estão ao alcance de todos, ainda mais com as suas adaptações cinematográficas e séries. Assim, os super-heróis são acessíveis a um público cada vez mais abrangente.

    Confesso que não conhecia este "renascer" da personagem de Batman pelas mãos de Frank Miller e que, olhando para as adaptações cinematográficas de Tim Burton e Christopher Nolan, fazem todo o sentido de existirem.

    Patrícia Silva, nº41166

    ResponderEliminar