terça-feira, 24 de março de 2020

Projeto Final - instruções

1. Tema Que histórias nos conta a cultura popular, que narrativas nos incute? 
Em pares de trabalho, deverá ser escolhido um formato, artefacto ou ícone de cultura popular (diferente do da apresentação em aula), para análise, polemização ou trabalho criativo sobre a sua narrativa.
Para um resultado gratificante, há que pensar profundamente em que consiste a cultura popular, que sentidos emana, e como o objeto escolhido se integra num conjunto mais amplo de padrões, valores e ideias culturais. O desafio é de ir além da observação superficial e aplicar ideias, terminologia e teoria comentadas nas aulas. Para isso, o vosso artefacto deve ser relacionado com um tema circunscrito, que deverão identificar claramente, juntamente com o seu contexto cultural relevante.* Aconselha-se a leitura das páginas “Writing about Popular Culture” e regras de citação na antologia (p. 15-23). Porém, para um trabalho consequente deverá ser feito um plano (ver abaixo) e esse plano deve ter uma tese que indique a vossa perspetiva sobre a narrativa 

O projeto pode, contudo, assumir várias formas: pode ser um ensaio (até 2500 palavras, excluindo bibliografia), um vídeo, documentário, colagem, poster, ensaio fotográfico, palestra filmada (vlog), entrevista, ou outra coisa que explore crítica e criativamente aspetos de cultura popular. Se for “outra coisa”, o par deverá anexar uma explicação escrita, apresentando-o e/ou justificando o seu enquadramento (c. 2 páginas). Os projetos serão discutidos, através de trocas de rascunhos entre grupos de alunos, numa fase intermédia.
Notem bem: devido à situação excecional em que vivemos, os trabalhos podem ser individuais, mas só se forem trabalhos de índole criativa. Os trabalhos mais convencionais - ensaios académicos - deverão obrigatoriamente ser feitos em pares.

2. Plano. O plano do trabalho não deverá exceder 2 páginas e deve incluir 
a) título (ainda que provisório)
b) tese: que indique a vossa perspetiva sobre a narrativa do artefacto escolhido. Note que a tese deve vir parcialmente indicada no título (Ex: Barbie, um modelo feminino em reformulação; ou Barbie, um modelo feminino a superar; ou Acessórios da Barbie e Classe Média Americana)
c) Tópicos e subtópicos (por frases ou palavras-chave, ver mais aqui: https://bcourses.berkeley.edu/courses/1357555/pages/b-dot-6-2-topic-and-sentence-outlines-which-type-of-outline-is-best-for-the-assignment?module_item_id=13261248
d) Bibliografia Anotada (2 a 5 itens - ver post em baixo)

2. Prazos
3 de Abril: Plano e bibliografia anotada de trabalhos finais (quem tiver dúvidas sobre pertinência do tópico/artefacto escolhido, deverá corresponder-se com a professora a fim de obter esclarecimentos antes desta data). Este é um requisito também previsto par trabalhos criativos (com as necessárias adaptações)
15 de Abril: aula reservada a discussão dos planos com a professora
até 29 de Abril: troca e revisão de projetos entre grupos
4 de maio: entrega dos trabalhos finais

3. Orientações formais (para os ensaios ou explicações/memórias descritivas de trabalhos criativos)

Folha de rosto: Logotipo da Universidade, Nome do Aluno, Professora, Disciplina, Título do projeto e Data
Formatação: tipo 12, dois espaços
Citações, referências e bibliografia: aconselho o estilo MLA que é o explicado na vossa antologia, p. 26-28. Podem ver outras indicações aqui: https://owl.purdue.edu/owl/research_and_citation/mla_style/mla_formatting_and_style_guide/mla_formatting_and_style_guide.html
(poderão também usar outro modelo, desde que sejam coerentes)
Dimensão máxima: 2500 palavras (excluindo bibliografia, para trabalhos convencionais) ou 800 palavras (para memória descritiva de trabalho criativo)

4. Bibliografia Recomendada

Na vossa antologia (pp.201-223) têm um exemplo de um ensaio bastante esclarecedor sobre tópicos de Cultura Popular / Pós-Modernismo, dedicado a Madonna e a alguns dos seus artefactos na área da música pop.
Arranz, José I Prieto, "The Semiotics of Performance and Sucess in Madonna”, The Journal of Popular Culture. 45(1), 2012., pp. 173-195

Livros Generalistas sobre os nossos tópicos

Pop Culture
Ashby, Leroy, With Amusement for all: a History of American Popular Culture since 1930. Kentucky: Kentucky University Press, 2006.

Cullen, Jim, ed. Popular Culture in American History. Maiden: Blackwell, 2009.

Maasik, Sonia  and Jack Solomon, ed.. Signs of Life in the USA: Readings on Popular Culture for Writers. 7th ed.  Boston: Bedford/St. Martin’s, 2011.

Petracca, Micahel and Madeleine Sorapure, eds. Common Culture: Reading and Writing About American Popular Culture. 5th ed. Upper Saddle River (NJ): Pearson/Prentice Hall, 2007. (teacher has it)

American Cultural Studies

Bigsby, Christopher, ed. The Cambridge Companion to Modern American Culture. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

Burgett, Bruce, and Hendler, Glenn. Keywords for American Cultural Studies . New York: New
York University Press, 2007.  [ask the teacher]

Usar a ligação VPAN para aceder
JSTOR, http://www.jstor.org/, pesquisar no Google Scholar, https://scholar.google.pt/schhp?hl=en&as_sdt=0,5
+ poderão usar qualquer artigo da nossa antologia

* Conselhos / Advice

1) you should apply the semiotic methods you have learned in this class, and which include image analysis, text and/or discourse analysis.  As such, those writing papers/essays, should try to substantiate at least one of your topics / main ideas with detailed analysis of one example of visual symbology, or textual parallelism - or analysis of other kind of codes, like aural aspects (related to listening) or kinetic (related to movement). Close, careful and critical detail is essential in order for you to develop nuanced readings and interpretations, to bring out the defining characteristics of your artefact, and to demonstrate your awareness of the forms, patterns, textures, resonances and, very importantly, ideological assumptions (race, gender, religion, age, class, sexuality, politics...). This might not be easy to do at length in a short essay as this, and you will have higher-order elements to analyse (e. g. plot, character, context) but try just once: for example: does a movie add or omit lines to a crucial dialogue? in which way does this change tone, appreciaton of characters, point of view?

2) Do not forget, if writing a paper, an introduction, a conclusion, a clear decision on voice (1st person singular or plural, 3rd person), division in subchapters (if applicable) and articulation of your own ideas / opinions. Use sentence connectors.


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