domingo, 27 de janeiro de 2019

HW for Feb 6 - "The Walking 99%"

Read the article by Rose Sorooshian "The Walking 99 %" and answer either of these questions (or more than one, if you so wish):

1. comment on its treatment of the following factors of analysis:

i - main argument(s)
ii - key words and key terms
iii - evidence / substantiation
iv - underlying assumptions (presuppositions)
v - audience
vi - style and tone
vii - genre

2. Comment on the composition of the following image (take a glance at the categories presented int the pages 29-32 (especially the block in p. 30)

3. What do you think of The Walking Dead under the lens of the cultural studies categories of race/ethnicity, gender, age, body (ableness), class, sexuality?


9 comentários:

  1. A autora analisa a série "The Walking Dead", utilizando a analogia entre a ficção retratada e a realidade, mais especificamente a "Great Recession", dando argumentos para demonstrar como os cidadãos americanos podem identificar-se com as personagens da série. Um dos argumentos que aponta no início é que a luta que as personagens vivem para sobreviver num mundo apocalíptico é de certa forma semelhante à de um cidadão americano a tentar superar as dificuldades do seu próprio dia a dia, como por exemplo a sua situação financeira.

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  2. A autora deste essay começa por fazer uma comparação inicial entre a série “The Walking Dead” em que explica o enredo principal e compara com a situação que o povo americano passa durante a “Great Recession”, isto é a luta no dia a dia pela sobrevivência. Na minha opinião uma das underlying assumptions mais importantes neste essay seria a de como o governo americano, tal como na série, é visto como algo que seria suposto ajudar o povo e o que acontece é o contrário, como citado pela autora muitas vezes o que acontece na série é que o próprio governo e as suas instituições tentam eliminar estes grupos sobreviventes em vez de os ajudarem. Outra crítica importante seria da existência de uma sociedade patriarcal em que em The Walking Dead as mulheres têm que depender dos homens mesmo quando são capazes, tal como se pode ver hoje em dia. Este essay Tem como público alvo jovens adultos e adultos na minha opinião devido à seriedade do assunto e à sua comparação com um programa televisivo direcionado a grupos de jovens e adultos entre os vinte e os quarenta anos.

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  3. i - main argument(s) – A série atingiu enorme popularidade porque as pessoas identificaram as dificuldades que as personagens passam na série, com as dificuldades económicas que a crise de 2008 lançou sobre o povo americano. Portanto, a série retrata uma luta política actual. Para Rose programas que tratam de um futuro irreal (star trek) pertencem ao passado, pois as pessoas desta geração não se identificam com eles. As pessoas pretendem realismo, ainda que transmitido através de sinais, como é The Walking Dead. Procuram o significado escondido que lhes dá alguma coisa com que se identifiquem e esta série adapta-se ao ponto de vista político de qualquer espectador (se este optar por procurar sinais).
    ii - key words and key terms – zombie apocalypse, Recession, modern life, economic struggle, humanity.
    iii - evidence / substantiation – A autora compara TWD com outros programas e recorre a fontes.
    iv - underlying assumptions (presuppositions) – A autora recorre a pontos de vista contrários e refuta-os (comparando-os com contextos e sinais de outros filmes e séries sobrenaturais) e deixa em aberto a ideia de que os sinais em TWD podem ser interpretados de forma diferente.
    v – audience – pessoas que gostam da série e pessoas afectadas pela crise que podem não gostar da série.
    vi - style and tone – não sei bem o que responder aqui
    vii – genre – entre o ensaio analítico e o ensaio argumentativo

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  4. 1. Em "The Walking 99%", um ensaio argumentativo, a autora, Rose Sorooshian, faz uma comparação entre o real e a ficção, analisando o porquê da popularidade atingida pela série televisiva "The Walking Dead". O seu principal foca-se no facto de, após a recessão económica de 2008, à semelhança do programa fictício, a população perdeu as suas casas; os seus empregos; a qualidade de vida perdeu-se; e muitas relações familiares foram destruídas. Assim, apesar de os fatores que provocaram a destruição da estabilidade serem diferentes, esta população afetada pela crise encontra nas personagens de "TWD" três tópicos em comum: a luta pela sobrevivência; o facto de todo o país ser afetado pelos eventos desastrosos (e não um grupo em particular); e a incapacidade de controlar a situação, responsabilizando o governo pelo descontrolo da mesma.
    PALAVRAS-CHAVE: Crise/recessão; sobrevivência; governo; responsabilidade; catástrofe; estabilidade; abandono

    2. Trata-se de um poster do filme de terror "Night of Living Dead", de George A. Romero, sendo possível visualizar um cemitério, destacando uma campa onde surge o título da obra cinematográfica. Nesta campa surge uma mão (em forma de esqueleto) e uma mulher ao canto. Em último plano temos a lua e uma horda de zombies. Esta é uma imagem a cores, que recorre essencialmente ao uso do azul, conferindo-lhe um aspeto "frio/sombrio" e antigo. Certamente, este poster destina-se a todos os amantes de cinema, principalmente de filmes de terror.

    3. De acordo com Rose Sorooshian, "The Walking Dead" atribui às suas personagens o tradicional papel da mulher na sociedade, mostrando personagens femininas silenciadas, fracas, que não tocam em armas, entregues ao seu papel doméstico, ao contrário dos homens que criam planos de estratégia e carregam armas de fogo, estando prontos a disparar a qualquer momento. Ao longo dos primeiros episódios da primeira temporada, podemos concordar com esta visão da autora. No entanto, à medida que acompanhamos a progressão da série, apercebemo-nos que as questões de género deixam de seguir as diretrizes tradicionais. As mulheres passam a dominar o uso de armas de fogo (e não só), chegando a liderar sítios e grupos, providenciando-lhes alguma estabilidade (exemplo disso ocorre a certo ponto, quando a personagem principal desaparece e tudo o que era do seu domínio passa a ser controlado pela sua mulher).

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  5. 2. Análise da imagem
    Aparência: É uma imagem de um cemitério com uma tonalidade azul predominante, o que sugere a noite, quando há ausência de cor; em contraste tem o branco da lua cheia. Esta escolha quase monocromática aponta a um efeito frio e aterrorizador.

    Tipo de imagem: É uma ilustração de um poster típico dos filmes de terror dos anos 60, com 2 elementos muito comuns: uma mulher aflita e o monstro (neste caso, monstros). Num primeiro plano está uma mulher despida (censurada) que age como vítima, gritando assustada, e um túmulo que é o centro da imagem. Atrás vemos mais túmulos e, desfocada, surge uma horda de mortos-vivos que parece caminhar na nossa direção. Não consigo perceber bem em que objeto está a imagem estampada, talvez um íman de frigorífico, mas acho que é irrelevante.

    Público alvo: Trata-se de uma imagem retirada de um poster cinematográfico, portanto o objetivo inicial seria cativar público para os cinemas: não sei bem qual o público alvo para um filme de terror lançado em 1968, mas o erotismo da imagem sugere-me que talvez fossem jovens casais de namorados. No entanto, sei que a matiné de estreia foi invadida por crianças que compraram bilhete sem saber bem ao que iam.

    Emoções: Está bem presente o binómio fascínio/medo, ou seja, é intencional a provocação de um sentimento de atracção pelas coisas que deveriam causar repulsa: pela morte, pelo desconhecido, pelo frio, escuro, nevoeiro,
    etc. A presença de uma mulher nua num cemitério cheio de zombies é um trope clássico e permeia a ideia de misoginia dos monstros nos filmes de terror.

    Elemento mais importante: Diria que o elemento mais importante é o túmulo com o título do filme e a mão do esqueleto. É a parte da imagem que fica na cabeça. A lua por trás aumenta ainda mais o impacto do túmulo, tornado a palavra “NIGHT” o centro de toda a composição. Tudo o resto é secundário, na minha opinião.

    Layout: Tudo parece apontar para o túmulo e para a palavra “NIGHT”: a mulher nua, a mão, a lua. É aí que o meu olhar se detém.

    Texto: O título do filme, talvez possamos chamar-lhe logo, está incorporado fisicamente na imagem. Está cravado na pedra do túmulo. Isto é, não está sobreposto à imagem pois faz parte da composição. A frase introdutória “George A. Romero…” é puramente informativa, para identificar o realizador. Duvido que esta estivesse presente num poster original de lançamento do filme, pois era o primeiro do realizador e ninguém o conhecia, suponho.

    Reposta: A imagem pretende cativar espectadores para as salas de cinema.


    3. A série está repleta de questões que podem ser interpretadas à luz dos estudos culturais. Por exemplo: tem o redneck pobre e abusado na infância, excluído da sociedade capitalista antes do apocalipse, mas com excelentes capacidades de sobrevivência e que se torna num membro essencial do grupo; a divisão de tarefas de acordo com nível de educação ou profissão antes do apocalipse é um aspecto importante. Na 1ª temporada ocorre uma divisão de tarefas baseada em alicerces normativos da sociedade, isto é, em construções vincadas de acordo com raça, classe, género, idade e sexualidade. Penso que estas construções são injectadas na série para o público se relacionar com estas questões que fazem parte da vida “normal” de uma sociedade, mas quando se caminha para uma pós-sociedade, com o avanço da série, estas construções tradicionalistas vão perdendo força (alguns papéis são mesmo invertidos, principalmente na questão de género).

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  6. Rose Sorooshian, autora do artigo referente à série "The Walking Dead",debruça-se sobre as causas desta série americana ser tão apreciada pelo público mundial.
    Segundo a mesma, as razões do sucesso são a forte ligação entre a vida das personagens e a vida real da humanidade (onde se enfrentam recessões económicas que se refletem por exemplo em desemprego, falta de dinheiro, ou seja, situações que afastam a vida tranquila desejada por todos, pela luta pela sobrevivência. Carregando consigo o sentimento de que não são os culpados pela crise, mas sim os políticos e o governo, observam uma série sem governo, entregues a si mesmos.
    Os zombies representam os medos e os problemas dos humanos, os quais têm de responder para sobreviver.

    Key-words: TV, zombie, crise, governo, pessoas, medo

    Evidence/underlying assumptions: o caratér político da série; o lado machista da mesma; a troca de dos programas televisivos de fantasia e diversão, por séries cujo conteúdo é mais "pesado", cruel em relação ao mundo.

    Audiência: jovens e adultos.

    Género: argumentativo.

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  7. 1)
    i)O argumento principal deste ensaio é a comparação detalhada que Rose Sorooshian faz da famosa série televisiva The Walking Dead com a Great Recession, um desastre que começou nos Estados Unidos em 2008. Rose compara os problemas pelos quais os personagens do The Walking Dead com os problemas pelos quais o povo americano também passava, e deu a entender de forma simples que eram basicamente idênticos.
    ii) survive; economic; zombie apocalypse; government
    iii) A autora começa o seu ensaio dando uma definição sobre a Great Recession, que pode ser atribuida exatamente da mesma maneira ao mundo do The Walking Dead
    iv)
    v) Os fãs da série e do género de programa/filmes assim como aqueles que se identificam com os struggles da Great Recession.
    vi) Um estilo de escrita simples mas ao mesmo tempo elaborado, que capta a atenção do leitor com a escolha de exemplos que a autora escolheu usar.
    vii) ensaio académico argumentativo.

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  8. 2) A imagem em questão é um cartaz publicitário do filme Night of the Living Dead de George A. Romero, de 1968.
    Aparência da imagem: O cartaz utiliza principalmente cores frias, com brancos, pretos, azuis e (poucos) tons de verde. Há uma neblina que envolve toda a imagem, criando uma atmosfera misteriosa e sinistra.
    Tipo de imagem: Aparenta ser uma imagem composta, apresentando elementos emblemáticos do filme que transmitem a temática do mesmo. O cemitério, a horda de mortos vivos em segundo plano, a lua cheia a iluminar toda a cena macabra, a mulher a gritar no canto, horrorizada pelo que está a ver. Transmite imediatamente uma mensagem: terror, medo, sobrenatural.
    Audiência: O publico alvo para este filme será um publico adulto, fans de filmes de terror, claramente não é direcionado a uma audiência mais nova, sendo suposto ser dado a ver a pessoas que têm um interesse por filmes. Nos dias de hoje, a maior parte das pessoas conseguirão perceber o que trata o filme, simplesmente através da visualização do cartaz.
    Emoções: Mais uma vez, as principais emoções que saltam do cartaz são o mistério, o sobrenatural, um evento sinistro no levantar dos mortos das suas campas, o medo, o terror. Os variados elementos estéticos foram escolhidos deliberadamente para produzir esse efeito em quem o vir.
    Composição: Temos campas, uma mão esquelética a sair do chão, uma mulher em (presumível) perigo de vida), uma multidão de zombies que está meio ocultada pela neblina, e a lua cheia no background a iluminar a cena. O elemento mais prominente é o título do filme, que se encontra gravado na campa central. Todos trabalham em conjunto para pintar uma cena de desespero e terror.
    Layout: A imagem está composta de modo a guiar a nossa visão para a mulher no canto, que imediatamente transmite uma emoção forte, o medo. Depois vem o título do filme, com a lua a funcionar como um foco. Ao lado da lua (e à sua frente) estão colocados os zombies, que como que aparecem a sair do background, a aparecer e a entrar em foco depois de se prestar atenção ao título e à cena do cemitério. Parecem estar dispostos de maneira a não serem a primeira coisa em que se repara.
    Texto: Temos algum texto na imagem, sendo o principal o título do filme em si. Depois, no canto superior esquerdo aparece uma mensagem que identifica o realizador do filme, de modo a dar ao visualizador uma informação importante, pois George Romero é um grande nome dos filmes de terror. Por fim há uma série de linhas no plano inferior da imagem, com informação legal sobre o filme, copyright, etc.
    Resposta: A resposta obvia será gerar interesse pelo filme em questão, com o objetivo de levar as pessoas a ir ao cinema ver o filme.

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  9. 2- Estamos perante um dos posters promocionais da obra cinemática de terror " Night of The Living Dead" do realizador George A. Romero.
    O poster é-nos apresentado em tonalidades de azul e branco , um cor tipicamente associada à nostalgia, existe ainda uma forte presença do luar no frame superior da imagem que ilumina o resto do cenário apocalíptico , incluindo os corpos dos zombies que saem do background.
    Este azulado remete-nos, também, para uma noite fria, a iluminação do luar permite-nos também verificar que todos os zombies se encontram vestidos , em comparação à mulher nua que se encontra despida na extremidade esquerda da imagem num estado de desespero, em comparação, mesmo nos sombreados, é possível reparar nos olhos dos zombies , um olhar sem vida e com uma postura totalmente mecanizada, o típico andar de zombies, lento e mecanizado, focados num único objetivo que limita a sua existência : matar.
    Centralizado temos uma campa que destaca o nome do filme com uma mãe esquelética a alcançar a campa, essa mão alcança grande destaque na imagem, embora pequena, a firmeza com que se levanta da terra, realça a ideia de "living dead" e a vontade de "conquista" por parte dos mortos, levantando um cenário de horror , com elementos de suspense e de morte na abundância de campas e de corpos no backround.
    A nudez da mulher remete-nos para uma fragilização do elemento humano na obra, a mulher encontra-se no seu estado mais vulnerável, a sua nudez é a representação última desse mesmo estado, sendo o estado corporal do zombie o que mais o caracteriza , a escolha da mulher nua mostra também um forte contraste entre o corpo belo do ser humano e o corpo em decomposição do zombie.
    O público alvo seria uma faixa etária entre os 20 anos e os 40, idades mais influenciadas por este tipo de cult movie, no entanto a aparência do poster é também cativante para as faixas etárias mais novas, pois é um poster que também parece uma capa de banda desenhada.
    No fundo é um poster extremamente trabalhado, que lançou um movimento de filmes baseados no sobrenatural e no terror, no mistério e no suspense do desconhecido.

    Bruna Bernardo Ribeiro
    154661

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