domingo, 26 de janeiro de 2020

TPC 29 Jan: Essay "Nostalgia Mongering at City Walk"


Identificar / comentar (basta cobrir 2-3 parâmetros)
i - palavras-chave
ii - argumentos principais
iii - exemplos - pertinência e variedade
iv - pressupostos ideológicos do autor
v - pertinência em relação às categorias críticas de cultura - classe, raça/etnia, idade, género, orientação sexual, orientação política, orientação religiosa, corporeidade.
vi - adequação ao público
vii - estilo e tom e género textual


6 comentários:

  1. i- "post-industrial consumerism";"supra-capitalism";"risk-free consumption in a private dream world";"aggressively selling nostalgia to the masses";"behaviour modification";"conventional masculinity";"patriotic self-righteousness";"politicized gender coding".

    ii- 1.Sparky's is pandering to both Gen Xers and baby boomers. The first, due to their "disenchantement with the American dream" and the latter, due to "their frustration with their progeny".
    2. Sparky's promotes "pathological buying" or shopping to fill a void(whenever they feel insecure they turn nostalgia for security).
    3. G.I. Joe acts as a symbol of "conventional masculinity" and "patriotic self-righteousness" representing the views of the conservative right, namely an opposition to the feminist movement.
    Barbie perpetuates damaging gender stereotypes, portraying women as nothing but sex objects.
    Nevertheless, bomers and Gen Xers look to these toys as a beacon of comfort and as a reminder of simpler times.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. i- "risk-free consumption"; "consumption of the masses"; "gender codes"; "generation x";"behaviour modification";


      ii-As estratégias de influência/manipulação para que as massas continuem a consumir: City Walk ter sido criada com uma aparência segura e sem risco para o consumo;A publicidade agressiva para "capturar" o consumidor; a nostalgia ser usada com uma "arma"; brinquedos representarem simbolos (falsos) de masculindade ou feminilidade; Coleccionismo relacionado com a compra patológica(realização pessoal);

      Eliminar
  2. i- "post-industrial consumerism", "supra-capitalism", "selling nostalgia", "counterculture movement", "identify with the brand name", "pathological buying", "sense of community", "politicized gender coding", "masculinity/purity and patriotism/patriarchal co-dependency", "prepackaged consumers"

    ii + iii - 1) O uso de estratégias de consumo que apelam ao consumidor - como a ausência de certos elementos urbanos vistos como indesejáveis, ou colocando os produtos mais promovidos no final da loja; 2) o aproveitamento da falta de ambição e inseguranças da Geração X para vender produtos que lhes trazem uma sensação de nostalgia e conforto, como roupas, música e mobiliário "vintage"; 3) o consumo como uma forma de mecanismo de defesa e conforto ("shopping to fill a void"); 4) a venda de bonecos como G.I. Joe e a Barbie como forma de atrair os Baby Boomers, uma vez que estes simbolizam os principais ideais da sua época - masculinidade e patriotismo para o homem (G.I Joe)/inocência, pureza e dependência para a mulher(Maria Therese) + um objeto sexual sem qualquer tipo de poder (ex: a falta de Barbies com carreiras associadas ao homem) - e que fazem lembrar a esta geração os tempos onde estas ideologias não tinha sido invadidas por movimentos feministas e pelas discussões sobre a desigualdade de género; 4) assim, provando o quão previsíveis são os consumidores, recorrendo a produtos de segurança e conforto para "mascarar" as suas inseguranças (comfort food, comfort music, etc)

    ResponderEliminar
  3. No ensaio "Nostalgia Mongering at City Walk", o autor descreve a chegada a City Walk, na Califórnia, uma cidade repleta de ícones de cultura popular, “the virtual mecca of post-industrial consumerism”. Desde os cartazes, às lojas e cafés tudo nesta cidade cria o efeito de fantasia, de um mundo de consumo surreal, o que leva o autor a interrogar-se “What is the fantasy?”, o que é que todas estas coisas têm em comum para criar esta ilusão de sonho?
    O autor apercebe-se da resposta ao entrar na loja “Sparky’s”, uma loja de doces e de produtos vintage. “Sparky’s is a unique fun store that takes you on a joyride through your favorite childhood memories”. Esta loja realça a criança em todos nós e cria uma nostalgia que nos leva a consumir. De acordo com o autor a grande proliferação das lojas vintage começou com a geração X devido à sua desilusão com o “american dream” e de forma a preencher o vazio da sua vida começaram a olhar para o passado como símbolo de conforto, trazendo os produtos vintage de volta à cultura popular, “shopping to fill a void”.
    A figura do G.I.Joe e da Barbie, dois grandes fenómenos culturais, são um exemplo disto mesmo, sendo agora vendidos não como brinquedos mas sim como objetos de coleção. O boneco G.I.Joe é o verdadeiro retrato da masculinidade, “ a stronghold against the feminist movement”, este é a verdadeira celebração do mundo de patriarcado “representation of muscular patriotism” e considerado “a real American hero”. No caso da Barbie esta reflete a imagem patriarcal da mulher como sendo nada senão um objeto sexual. Num mundo de fluidez sexual e de mistura dos papéis de género, estas figuras representam um mundo simples onde todos sabiam o que eram ou o que deviam ser.
    Os sítios por onde o autor passou levam os indivíduos a consumir através de nostalgia, estes aludem a tempos mais simples onde o homem era o dominador e a mulher a submissa, e relembram uma altura de ignorância e de conforto, “whenever Americans get confused or feel uncertain, they will inevitably return to those signs representing the mythologies that the nation was built on for security in their insecure world”.

    ResponderEliminar
  4. i: "post-industrial consumerism"; "aggressively selling nostalgia to the masses"; "behavior modification"; "pop culture apotheosis"; "pathological buying"; "politicized gender coding"; prepackaged consumers".

    ii: utilização de estratégias para influenciar o consumidor (população alicerçada no consumismo)- exemplo: recorrem a produtos que lembrem "favorite childhood memories", com vista a que o consumidor sinta uma certa nostalgia e, por sua vez, compre o produto ("aggresively selling nostalgia to the masses"). Satisfazem o desejo da população que procura conforto ao recuperarem os produtos vintage.

    ResponderEliminar